top of page

Diversidade racial na prática

Atualizado: 14 de mar.

Especialista em ESG participa de Conarh 2023 e fala sobre ações afirmativas no ambiente corporativo Palestra de Juliana Kaiser acontece dia 8/8, às 12h, Arena Feeds TOTVS Pesquisa realizada pela McKinsey & Company revela que empresas com diversidade étnica apresentam 33% mais chances de sucesso. O meio corporativo reconhece que atitudes antirracistas são boas para os negócios e, por isso, ações de diversidade racial estão em alta nos departamentos de Recursos Humanos das empresas.


É sobre Diversidade: ações afirmativas e inovação que a professora de Responsabilidade Social e Diversidade da PUC-Rio e UFRJ Juliana Kaiser, especialista em ESG, vai palestrar durante a 49ª edição do Conarh 2023 - um dos maiores eventos de Gestão de Pessoas do mundo -, no próximo dia 8/8, terça-feira, 12h, na Arena Feeds TOTVS, na Expo São Paulo. O


- Na prática, a implementação de ações afirmativas passa por definir um plano de carreira com metas claras e específicas para os funcionários, permitindo-lhes visualizar sua progressão e crescimento dentro da organização, explica a especialista, que reforça ainda a importância de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento que ajudem os funcionários a adquirirem e aprimorarem as habilidades necessárias para progredir em suas carreiras.

Neste sentido, um estudo recente da Harvard Business Review apontou que em empresas onde se desenvolvem ações de diversidade os colaboradores se mostram 17% mais dispostos e a ocorrência de conflitos é 50% menor do que em empresas que não realizam estas ações.

Segundo Juliana, oferecer oportunidades de rotação de cargos e projetos permite que os colaboradores ampliem sua experiência, adquiram novas habilidades e sejam expostos a diferentes aspectos do negócio. Para ela, as empresas devem adotar sistema de feedback e avaliação regular. “Isso fornece orientação sobre o desempenho individual e identifica áreas de desenvolvimento para melhorias contínuas”, diz. - Também é importante considerar a implementação de programas de reconhecimento e recompensas, que valorize os esforços e conquistas dos funcionários, aconselha a fundadora da start up Trilhas de Impacto. A adoção dessas posturas passa, segundo ela, pelo reconhecimento prévio da empesa em oferecer treinamentos que promovam a conscientização sobre a importância da diversidade e inclusão no local de trabalho; treinamentos que abordem os vieses inconscientes que ajudam a equipe a reconhecer e lidar com preconceitos e que podem surgir no ambiente de trabalho, mesmo inconscientemente. A comunicação inclusiva em prol de um ambiente acolhedor e respeitoso, além da promoção da equidade de oportunidades para lidar com desafios específicos que podem surgir ao liderar equipes diversas fazem parte do escopo ideal de ações afirmativas. - Mentoria e coaching para profissionais provenientes de vagas afirmativas são uma escolha acertada. Isso pode fornecer um suporte adicional no desenvolvimento de suas habilidades e carreiras, permitindo-lhes aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas, sugere Juliana Kaiser.


0 comentário

Comments


bottom of page